O Cidadania aprovou o afastamento do ex-deputado federal Roberto Freire do comando do partido. O novo presidente será o líder da sigla no Rio de Janeiro, Comte Bittencourt. O ex-governador de Brasília, Cristovam Buarque, e a ex-deputada Luzia Ferreira assumem como vice-presidentes. Compondo a nova diretoria, a ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, Ana Stela Alves de Lima, assume como secretária-geral-adjunta.
O ex-deputado estadual Comte era líder do Cidadania no Rio de Janeiro e usou as redes sociais para comentar o novo cargo.
“Aceitei este grande desafio com o propósito único de unir o partido em torno dos valores democráticos que sempre nortearam nossa atuação política”, comentou no post.
Plínio Comte Leite Bittencourt é professor e sua principal luta sempre foi por um ensino público de qualidade, por acreditar na capacidade de transformação da sociedade pela educação. Exerceu quatro mandatos de deputado estadual e, nesse período e presidiu a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.
Mudança após desavenças
No mês passado, uma reunião virtual de membros do Cidadania foi marcada por bate-boca e discussão aos gritos entre membros da sigla.
Ao fim da reunião, foi aprovada uma resolução de parte dos integrantes do partido, para convocar o diretório nacional do Cidadania e reestruturar a executiva nacional do partido através de eleições. A proposta venceu por 13 votos a 11.
Em nota, Freire comunicou sua saída do comando da legenda. Leia a íntegra abaixo:
“Comunico minha saída da direção nacional. Desnecessário dizer que é irrevogável. Encerro, assim, uma longa vida neste partido, o único desde o PCB nos idos de 1962 do século passado.
Com a certeza de ter contribuído para sua bela história, de forma honrada e digna, saio ressaltando os homens e mulheres que deram a vida e respeito ao partido. Penso ter honrado a todos eles, travando o bom combate até o fim.
Fui leal aos meus princípios, aos princípios do partido e à nossa história, que, espero, não consigam desonrar. Aos amigos e companheiros leais de luta, que se somaram a mim nesse esforço, meu respeito e minha gratidão. Nestes termos, peço que tomem as devidas providências.”