A companhia aérea Air New Zealand vai passar a pesar os passageiros que partem em voos internacionais do Aeroporto Internacional de Auckland até 2 de julho de 2023. A pesagem de passageiros é uma exigência da Autoridade de Aviação Civil da Nova Zelândia e faz parte de um programa que coleta dados sobre a carga e distribuição de peso dos aviões. As informações foram divulgadas pela CNN.
A pesagem será da seguinte forma: os passageiros irão subir em uma balança digital assim que fizerem o check-in para o voo e colocarão as bagagens em outra balança para pesagem separada. Como o peso é uma informação pessoal, a companhia aérea toma cuidados: os dados são anônimos e, ao subir na balança, a informação é enviada direto para a pesquisa, sem aparecer em nenhuma tela, ou seja, ela não será visualizada por ninguém, nem mesmo pelos funcionários do avião.
Segundo o Alastair James, especialista em melhoria do controle de carga da companhia aérea, a pesquisa das cargas garantirá segurança das informações de cada passageiro.
– Sabemos que subir na balança pode ser assustador. Queremos garantir aos nossos clientes que não há exibição visível em nenhum lugar. Ninguém pode ver seu peso, nem mesmo nós – afirmou.
Esta não é a primeira vez que a pesquisa é realizada pela companhia. A mesma edição da pesquisa com passageiros domésticos foi realizada em 2021. Já a dos passageiros internacionais ocorre neste ano porque foi adiada em razão da pandemia.