O comércio carioca espera crescimento de 3% nas vendas do Dia dos Pais em relação ao ano passado. Junto com o Dia da Criança, Black Friday e Natal estas datas comemorativas ajudam o fortalecimento do varejo no segundo semestre.
A estimativa decorre da consulta do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) junto a comerciantes dos ramos de roupas, calçados, joias e relógios, eletroeletrônicos, livros, celulares, artigos esportivos, perfumes e acessórios (carteiras e cintos) objetivando levantar expectativas para o Dia dos Pais.
A pesquisa mostra otimismo na medida em que algumas condições da economia se mantêm, como aumento do emprego e estabilidade dos preços. Os lojistas preveem que vestuário (comuns e esportivos), calçados (incluindo tênis, sandálias e chinelos) e acessórios (carteiras e cintos) e outros artigos de uso pessoal possam ser os produtos mais demandados.
No balanço até maio, o quadro é o de que o comércio vem conseguindo aumentar as vendas, embora com crescimentos menores.
Em relação ao ano passado, há maior consistência. As taxas mensais apresentam-se maiores do que as variações mensais contra o mês anterior. Por este critério o aumento das vendas mostra-se com vigor.
Para o Dia dos Pais, os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa possa ficar entre R$ 150 e R$ 200; e que a maioria dos clientes deverá fazer uso do cartão de crédito, Pix, cartão de débito e o próprio da loja como forma de pagamento, muitos através do parcelamento.