Começou esta semana a temporada das baleias em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Na quinta-feira (8), as baleias foram vistas pelo Marcelo Gah. Ele observa a temporada das baleias desde 2016 e usa um drone para captar as imagens.
No mesmo dia, algumas baleias jubarte foram flagradas no Mar de Fora durante um monitoramento. Golfinhos também foram vistos ao lados delas.
As imagens foram feitas pelo mergulhador Marco Antonio durante uma pesquisa e monitoramento do Icmbio, Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funtec) e Ecomar da UFRJ. Marco, que já acompanha as baleias há 10 anos, disse que já passaram bastante baleias pelos mares de Arraial do Cabo em 2023.
“Essas foram as primeiras que vi realmente no mar, neste ano. Mas já passaram algumas, dezenas nesses últimos dias. Mas agora está ficando mais forte, junho e julho começa ficar maior”, disse o mergulhador.
A temporada das baleias
Segundo o governo municipal, a temporada começou oficialmente no dia 5 de junho e segue até o mês de setembro. Mas o período pode se estender até outubro e novembro, só que com uma frequência menor.
Para 2023, o município preparou cursos de capacitação para os guias de turismo e trabalhadores do setor náutico, que fazem passeio de barco. Duas oficinais já foram realizadas para que nessa temporada de baleias seja feito um turismo responsável.
Arraial do Cabo está na rota das baleias que migram para Abrolhos, na Bahia, para se reproduzirem. O biólogo marinho, Vinicius Santos, explica que elas saem do Hemisfério Sul, onde se alimentam durante todo o ano, e a cidade da Região dos Lagos fica no caminho delas.
O biólogo diz que é possível observar os animais até mesmo da orla e da areia da praia. “Cada vez que elas passam, as baleias-jubarte deixam um show porquê elas gostam de fazer suas acrobacias e encantam moradores e turistas aqui na cidade”, afirma Vinicius.