O Centro de Operações Maricá (COMAR), criado em maio de 2023, recebeu a visita de representantes do governo do estado do Amapá dispostos a conhecer mais sobre o sistema de câmeras de monitoramento de Maricá nesta terça-feira (17/10). Os gestores estaduais perguntaram sobre o funcionamento das câmeras, os locais em que elas estão instaladas, e como podem minimizar eventos que impactem a rotina do cidadão. O sistema de câmeras utiliza tecnologia aliada ao conhecimento das necessidades da cidade e de sua população.
“Ficamos honrados em receber representantes de outro estado e poder mostrar tudo que foi desenvolvido e está sendo aplicado na cidade. O Comar tem o objetivo de manter a cidade, o máximo possível, dentro do normal, monitirando-a 24h por dia, sete dias na semana”, disse o secretário do Centro de Operações de Maricá (Comar), Victor Silveira.
Membro da comitiva do Amapá, Fábio Oliveira, elogiou o sistema de monitoramento do município.
“O projeto que existe aqui no município abriu nossa mente em relação à segurança e instalação de um sistema parecido com esse lá no Amapá. Aqui percebemos que são observadas várias ações da cidade. E essas câmeras visam garantir a segurança e melhor qualidade de vida da população. É isso que queremos levar e montar no nosso estado”, disse Oliveira.
O espaço, localizado no Centro Administrativo de Itaipuaçu, possui oito telas que permitem o monitoramento de diversas áreas da cidade. São mais de 400 câmeras cuidando de pontos estratégicos do município de Maricá. A pasta tem parceria com as secretarias de Proteção e Defesa Civil, Trânsito e Engenharia Viária, Transportes, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado, autarquias Serviços de Obras de Maricá (Somar), Empresa Pública de Transporte (EPT) e Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), entre outros, além de órgãos públicos estaduais.