Com uma programação diversificada, o 22º Festival Sesc de Inverno, maior evento cultural multilinguagem do Brasil, acontece até 28 de julho, em 22 localidades do Estado do Rio de Janeiro. A edição é a maior de todos os tempos e promove apresentações de música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais, em cidades-polo, como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana. A programação é gratuita ou a preços populares.
A 22ª edição resgata o projeto Boca Suja, no qual obras de grandes poetas nacionais são impressos em guardanapos e distribuídos durante o Festival. A homenageada da edição será autora de obras infantojuvenis Roseana Murray, que se recuperou do ataque de cães da raça Pitbull, em Saquarema, na Região dos Lagos.
Em 2024, o tema de reflexão é o acróstico “P-L-U-R-A-L”, trabalhado na identidade visual e na programação artística do evento. O acróstico procura resumir em seis outras palavras a diversidade cultural brasileira: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.
A ideia de pluralidade representa a alma do Festival Sesc de Inverno, evento voltado para todos os públicos e pensado a partir da diversidade cultural e da inclusão. A cada ano, a proposta da instituição conta com a adesão cada vez maior de pessoas em todo território fluminense.