Neste segundo dia de desfiles do Grupo Especial (12), o governador Cláudio Castro destacou a importância das ações da campanha “Abrace a Diferença: Carnaval para TODOS!”, da Subsecretaria de Estado de Cuidados Especiais, vinculada à Casa Civil. Ao lado da primeira-dama e presidente de Honra do Rio Solidário, Analine Castro, ele reafirmou o compromisso do Governo do Estado em proporcionar visibilidade e acesso à Cultura para todos.
– O Carnaval é uma festa popular e tem que ser inclusiva. Falar da pessoa com deficiência, fazer com que ela participe efetivamente dessa manifestação cultural é promover o acolhimento e protagonismo. Durante os desfiles, o Bloco da Inclusão divulgou a cartilha inédita “Seja um Folião da Inclusão”, com dicas e atitudes para garantir uma festa segura e divertida para todos – afirmou o governador.
O bloco, formado somente com pessoas com deficiência, percorreu os arredores do Sambódromo e fez ativações da campanha, com a distribuição de material promocional. A iniciativa é realizada em parceria com o RioSolidário.
-A causa da pessoa com deficiência é uma aplicação nas nossas vidas desde sempre. No Governo do Estado, essa é uma pauta prioritária. O RioSolidário trouxe uma bandeira da inclusão para o Sambódromo para que a festa seja ainda mais democrática – disse a primeira-dama, Analine.