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Ciclovia Tim Maia entra na etapa final de recuperação, após 4 anos de interdição

Prefeitura promete apresentar laudos à Justiça atestando que novas intervenções garantem a segurança da estrutura
Imagem: Reprodução

Desde 2019, a Ciclovia Tim Maia, que se estende ao longo da Avenida Niemeyer, foi interditada pela Justiça devido a deslizamentos que causaram danos em sua estrutura. Agora, as obras de recuperação estão na fase final, com operários contratados pela GEO-Rio concluindo o assentamento de seis tabuleiros que faltavam para conectar ambos os lados da pista no último domingo. As próximas etapas incluem a pintura da pista e a restauração dos guarda-corpos, embora a data de reabertura ainda dependa de decisão judicial.

Segundo Jessick Trairi, secretária municipal de Infraestrutura, os trabalhos devem ser finalizados até o final do ano. A Justiça solicitou evidências de que a ciclovia é segura, e além das melhorias na própria ciclovia, foram realizadas obras de contenção na encosta da Niemeyer no valor de R$ 18 milhões.

Além disso, um relatório para a Justiça será elaborado, propondo um novo protocolo para a interdição da ciclovia e da Avenida Niemeyer em casos de chuvas intensas. Atualmente, as regras exigem o fechamento quando as ondas ultrapassam dois metros de altura e os índices pluviométricos atingem 20 milímetros.

O projeto de recuperação da Ciclovia Tim Maia está sendo realizado com um investimento de R$ 5,9 milhões e foi desenvolvido em conjunto por técnicos da prefeitura e do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). O INPH criou um simulador no Caju, na Zona Norte, para avaliar o impacto das ondas na estrutura e determinar as melhorias necessárias.

O estudo revelou que o desastre de 2016 foi causado por uma única onda formada em alto-mar que se dividiu em três partes ao atingir o costão, impactando a ciclovia de ângulos diferentes e resultando na queda de parte da estrutura, resultando em duas mortes.

Vale mencionar que a ciclovia enfrentou outros incidentes, incluindo afundamentos em 2018 e danos causados por pedras em 2019. Após esses eventos, a Justiça ordenou a interdição da ciclovia, assim como da Avenida Niemeyer. A Niemeyer foi posteriormente reaberta após obras da prefeitura e um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em 2020, o então candidato Eduardo Paes considerou realizar um plebiscito sobre o futuro da Tim Maia, mas essa ideia foi abandonada.

A perspectiva é de que, se a segurança da ciclovia for comprovada por laudos, ela seja reaberta, uma vez que representa uma importante opção de transporte entre os bairros do Leblon e São Conrado, que enfrentam congestionamentos frequentes, além de promover a prática saudável de ciclismo.