Novos semáforos serão ativados no cruzamento da Avenida Rio de Janeiro com a Rua Almirante Mariath a partir das 9h do dia 26/07. Essa intervenção faz parte das obras de reurbanização do entorno do Terminal Multimodal Gentileza e do Corredor Transbrasil, projeto conjunto da SMTR, CCPAR, SMI e CET-Rio.
Com essa implantação, espera-se melhorias na mobilidade dos pedestres na região, garantindo segurança na travessia dos que transitam pela Avenida Rio de Janeiro, acessando o Porto do Rio e o INTO, assim como aos pontos de ônibus localizados na Avenida Rio de Janeiro.
Além disso, será disponibilizada uma nova opção de acesso ao Terminal de Cargas do Porto do Rio (Portão 24) para veículos provenientes da Avenida Brasil e Avenida Rio de Janeiro. Os veículos que vêm da Avenida Brasil deverão utilizar a Rua Almirante Mariath, reduzindo o tempo gasto no percurso atual, que hoje usa a via de retorno após a Rua Eduardo Luís Lopes, localizada 600m à frente, para acessar a Avenida Rio de Janeiro, assim como a agulha/entroncamento existente nesta avenida, em direção à pista lateral.
Após a liberação do novo acesso ao Caju, a agulha/entroncamento existente entre a Rua Eduardo Luís Lopes e a Rua Almirante Mariath, que funciona em direção ao Porto, será permanentemente fechada, devido à opção disponibilizada mais à frente, na altura da Rua Almirante Mariath. Essas mudanças têm o objetivo de adaptar a circulação local ao funcionamento do novo Terminal Intermodal Gentileza, que prevê a redução da circulação de ônibus em frente à Rodoviária do Rio.
Com o fechamento da agulha/entroncamento, haverá obras de inversão do seu funcionamento por aproximadamente 1 mês. As obras, a cargo da SECONSERVA, terão início na quinta-feira, dia 27/07, e permitirão que os veículos provenientes do Gasômetro, no sentido Avenida Brasil, retornem à Avenida Rio de Janeiro pela primeira alça de descida à direita da via, depois acessando a pista adjacente ao INTO pela agulha ora invertida, para posterior chegada na pista central da Avenida Brasil, atendendo assim os usuários do INTO sem a necessidade de passagem pela pista lateral da Avenida Francisco Bicalho e em frente da Rodoviária.
Com essas mudanças, os motoristas que trafegam na Avenida Rio de Janeiro devem redobrar a atenção no trecho, respeitando os tempos semafóricos e os agentes apoiadores que estarão atuando no cruzamento com a Rua Almirante Mariath para manter a fluidez na região.