A Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro entregou na terça-feira (29) as obras de recuperação do Conjunto Ex-Combatentes, no bairro de Benfica, zona norte do Rio. Os serviços de reforma foram executados nas áreas comuns e externas dos 24 blocos de apartamentos e beneficiaram 488 famílias, ao custo de R$ 8,268 milhões de recursos estaduais. Participaram da cerimônia o presidente da Cehab, Reginaldo Jardim, o secretário de estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, autoridades estaduais e federais.
Uma das moradoras mais satisfeitas é a Dona Benedita Aragão, de 94 anos. Ela se mudou para o conjunto na época da inauguração, em 1957. O empreendimento, construído para abrigar os combatentes brasileiros da Segunda Guerra Mundial, foi inaugurado pelo ex-presidente do país, Juscelino Kubitschek.
“Me mudei para cá com meu marido, que lutou na guerra, e filhos. Hoje já sou tataravó e muitos dos meus parentes vivem aqui. Esta reforma é muito importante para nós, o conjunto estava precisando e ficou tudo lindo”, disse Dona Benedita, ao lado de sua filha, Hermínia, também moradora do local.
As cores fachadas dos prédios foram escolhidas pelos moradores, nos tons salmão e palha, e foram pintados um total de 29 mil metros quadrados. As áreas internas das escadas e das caixas d’águas receberam 17 mil metros quadrados de pintura.
As obras também contemplaram a recuperação dos telhados, mil metros quadrados de tratamento de concreto e cinco mil metros quadrados de impermeabilização além da limpeza de 62 caixas d”água e 24 cisternas e reparos pontuais na rede externa de esgoto sanitário no andar térreo e das instalações elétricas no PC.
Além da recuperação do Ex-Combatentes, a Cehab está reformando outros 25 núcleos habitacionais e já concluiu as obras de reforma em outros 20 conjuntos. Ainda atua na construção de unidades habitacionais, urbanização de comunidades consolidadas com implantação de redes de água, esgoto e pavimentação e na instalação de equipamentos comunitários, como pontes e praças. No total, estão sendo investidos quase R$ 2 bilhões, com ações que promovem a melhoria da qualidade de vida da população.