O governador Cláudio Castro (PL) e presidente da Alerj Rodrigo Bacellar (União) visitaram, nesta quinta-feira (11/07), o futuro Hospital Estadual de Oncologia, em Nova Friburgo, Região Serrana do Estado do Rio.
O projeto do Governo do Estado (com investimento de R$ 65,3 milhões) será uma referência no tratamento do câncer e está em reta final de obras, com previsão de entrega da construção civil em novembro.
“Este é um sonho não só da população de Nova Friburgo ou da Região Serrana, mas de toda a população do Estado do Rio de Janeiro, que terá mais um equipamento de oncologia. Nós sabemos o quanto o câncer tira vidas e deixa sequelas eternas nas famílias”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Projetado pela mesma equipe de arquitetos que desenvolveu o Instituto Estadual do Cérebro (IEC), na capital do Rio, o futuro hospital traz um conceito internacional de neuroarquitetura – a união da arquitetura e neurociência para criar espaços que impactem positivamente no bem-estar e comportamento dos pacientes e familiares que os acompanham nos tratamentos.
O Hospital Estadual de Oncologia, em Nova Friburgo, terá perfil assistencial de atendimento a pacientes oncológicos adultos, com emergência regulada. Serão 58 leitos divididos em 10 unidades de tratamento intensivo e 48 leitos de enfermaria.
Para prestação de assistência ao paciente, estão previstos os serviços de diagnóstico, cirurgia oncológica, oncologia clínica, medidas de suporte, reabilitação, cuidados paliativos, uma central de quimioterapia, além de diversos consultórios, um laboratório para análises clínicas e um moderno centro de imagem.