Entre os dias 15 e 17 de dezembro, a Riotur encerra o ciclo de participações em Feiras de Turismo em 2023 com o Salão Nacional de Turismo, em Brasília. Com o intuito de promover o maior espetáculo da Terra, o Carnaval, e apresentar a cidade como referência em modelos de sustentabilidade, será apresentado durante o evento o projeto Sustenta Carnaval, que reúne três pilares sustentáveis durante a folia: ambiental, econômico e social, por meio da reutilização e revenda de fantasias do Carnaval do Rio de Janeiro.
No espaço destinado ao Rio, o público poderá conhecer o projeto Sustenta Carnaval por meio de atividades imersivas com fantasias e adereços, expostos no local. Os materiais são totalmente produzidos através do reaproveitamento de resíduos têxteis provenientes das roupas utilizadas nos desfiles das Escolas de Samba da Série Ouro e Grupo Especial e descartadas. A captação da matéria prima é feita na área de dispersão do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Somente esse ano, o Sustenta Carnaval recolheu 23 toneladas de resíduos de fantasias.
Ao todo, serão três dias de imersão no Carnaval carioca, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do evento que movimenta o turismo e a economia da cidade e do país.
O evento promovido pelo Ministério do Turismo vai reunir representantes de 26 estados, mais o Distrito Federal. O Salão, tido como um dos mais importantes do país,abre as portas para a retomada do evento após 12 anos. Em um espaço de 25 mil metros quadrados, no Estádio Nacional Mané Garrincha, a Feira tem estimativa de público de 30 mil pessoas.
A cultura carioca durante todo o ano
Em 2023, a cultura carioca se fez presente em diversas Feiras no Brasil e no Exterior. Além de promover o Rio de Janeiro como destino turístico, a Riotur levou aos principais eventos de turismo, uma experiência imersiva que possibilitou aos visitantes um contato direto com o maior Carnaval do planeta. A iniciativa, além de auxiliar na promoção da cidade como a capital do Carnaval o ano todo, apresenta as potencialidades turísticas da capital, proporcionando um mergulho na cultura e na história do Rio.
Durante os eventos, a promoção da cidade também se fez presente por meio da apresentação de um vídeo com os principais pontos turísticos, atrativos naturais e grandes eventos da cidade; como Réveillon e Carnaval. A Riotur também marcou presença também em eventos artísticos de grande porte internacional, como o festival The Town, onde o público pôde participar de workshops de samba e fazer registros em espaços instagramáveis.
Em todos os eventos foram disponibilizados folhetos explicativos com os pontos turísticos e mapas, que auxiliam os visitantes na localização e locomoção pela cidade. As ativações favorecem uma pequena mostra de todo o potencial turístico que o Rio de Janeiro tem para oferecer.
Estivemos presentes nos seguintes eventos; Fitur (Madrid), BTL (Lisboa), ITB (Berlin), WTM (São Paulo), ABAV (Rio de Janeiro), FIT (Buenos Aires), IFTM Top Resa (Paris), TTG (Rimini), WTM (Londres), Expo Carnaval (Salvador), Galeria Visit Brasil (Los Angeles e Miami), e por fim, Salão Mundial do Turismo (Brasília).