A Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, anunciou a campanha “Agosto Dourado” com uma programação de incentivo ao aleitamento materno, que acontecerá a partir da próxima segunda-feira (7) até 29 de agosto.
Essas atividades serão realizadas pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA), vinculado à Diretoria de Atenção Básica e à Diretoria de Programas Especiais da Secretaria de Saúde.
A campanha incluirá a distribuição de kits de higiene bucal e uma campanha para arrecadar vidros com tampas de plástico para o Banco de Leite Humano do Hospital Plantadores de Cana (HPC). Além disso, o público terá a oportunidade de participar de palestras, capacitações profissionais, rodas de conversa e visitas às unidades básicas de saúde, onde receberão orientações sobre “Educação em saúde no pré-natal odontológico”.
Entre os dias 7 e 11 de agosto, a Prefeitura celebrará a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), com o tema “Possibilitando a amamentação: Fazendo a diferença para as mães que trabalham”. Os objetivos dessa semana incluem informar as perspectivas das mães que trabalham sobre a amamentação e a parentalidade, discutir licenças remuneradas e apoio no local de trabalho como ferramentas importantes para permitir a amamentação, envolver indivíduos e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho, e incentivar ações para melhorar as condições de trabalho e apoio à amamentação.
A programação também contará com um piquenique no Jardim São Benedito, a ser realizado no dia 27 de agosto, das 9h às 12h, e uma capacitação para profissionais e estudantes de nível superior na área da saúde, que ocorrerá no dia 29 de agosto no anfiteatro da Faculdade de Medicina de Campos, das 8h às 12h.
O evento conta com a parceria do Hospital Plantadores de Cana (HPC), Hospital Beneficência Portuguesa, Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA I), localizado na Cidade da Criança, CRTCA II, situado no prédio da antiga Associação de Proteção à Infância de Campos (APIC), Departamento de Odontologia, Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).