Na última quinta feira, um recém nascido, ainda com o cordão umbilical, foi encontrado morto na Praia do Canto, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio. O que chamou a atenção dos banhista foi que o animal apresentava perfurações pelo corpo. As marcas estavam na parte inferior do recem nascido, mas as autoridades ainda não afirmam que se trate de caça, já que os filhotes de jubarte geralmente andam acompanhados das mães, tornando as caças menos provável.
Outro filhote foi encontrado no último sábado, na Praia Grande, no município vizinho de Arraial do Cabo, também sendo visto por pessoas que caminhavam pelas areias. Ssegundo equipes do Instituto BW, era uma fêmea e tinha aproximadamente 4 virgula 15 metros de comprimento, pesando cerca de 700 quilos.
No domingo, o terceiro filhote estava na Praia do Foguete, em Cabo Frio. O animal foi visto por banhistas que acionaram os especialistas a baleia era do sexto masculino, tinha um pouco mais de 4 metros de comprimento e quase uma tonelada.
Para determinar a mortes desses filhotes, uma equipe de biólogos especializados do Instituto BW em colaboração com especialistas da Fundação Oswaldo Cruz vão realizar uma necrópcia detalhada nas carcarças dos animais e o resultado sai em 30 dias.