Vivendo um momento negativo na temporada, o Botafogo está próximo de completar um mês sem vitórias. A última vez em que a equipe alvinegra saiu de campo com os três pontos foi no dia 18 de outubro, após ter superado o América-MG, em Belo Horizonte, pelo placar de 2 a 1. Desde então foram mais seis jogos e o time teve dois empates e quatro derrotas.
Como só volta a campo no próximo dia 23 de novembro, quando vai enfrentar o Fortaleza, fora de casa, o Botafogo vai superar a marca de um mês sem conseguir vencer dentro do Campeonato Brasileiro. Lutando pelo título da competição nacional, o alvinegro precisa recuperar o caminho das vitórias para se manter firme pela conquista. Atualmente o Botafogo ocupa a segunda colocação com 60 pontos, mas com um jogo a menos que o Palmeiras, que é o líder.
Neste período de seis partidas, o Glorioso conseguiu fazer bons jogos, como por exemplo diante de Palmeiras e Grêmio. Nas duas oportunidades, o Botafogo chegou a abrir boa vantagem no placar, mas permitiu a virada dos adversários e perdeu por 4 a 3. As outras duas derrotas foram por 1 a 0 e aconteceram contra Cuiabá e Vasco.
Os dois empates neste período de seca de vitórias foram contra Athletico-PR e Red Bull Bragantino. Contra o time paranaense, atuando no Nilton Santos, o Botafogo chegou a sair em vantagem, mas permitiu o empate. O jogo foi marcado pela queda constante de energia e precisou ser concluído no dia seguinte. Já diante do Red Bull Bragantino, o Botafogo saiu perdendo, virou o placar, mas permitiu o empate já nos acréscimos.