Com uma sequência de nove jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Botafogo tenta mudar o seu clima interno para não ter reflexos negativos na próxima temporada, aonde terá pela frente a disputa da Taça Libertadores da América. Depois de ter o título do Brasileirão muito bem encaminhado, o Botafogo pode ver o Palmeiras celebrar a taça já no próximo domingo, 03, dependendo de resultados da rodada.
Internamente o grande objetivo é retomar o caminho das vitórias o mais rápido possível e principalmente quebrar a sequência de frustrações recentes, quando sofreu o empate nos minutos finais dos jogos contra Santos e Coritiba. Desta maneira, a comissão técnica tem trabalhado com a possibilidade de superar o Cruzeiro, no Nilton Santos, para mudar o seu foco e tentar acalmar o clima interno, que é de muita pressão.
Até mesmo o técnico Tiago Nunes, que foi apresentado oficialmente pelo clube no último dia 21 de novembro, e citou a questão de não estar inserido em um contexto negavito, foi rapidamente envolvido pela pressão por um resultado positivo. Com toda esta questão a ser administrada, o Glorioso tenta evitar um cenário de terra arrasada.
A pressão vinda das arquibancadas também é muito grande a até mesmo jogadores que chegaram a ser símbolos da grande campanha no primeiro turno estão hoje sem prestígio com os torcedores. Apesar disso, a intenção da diretoria é manter boa parte do elenco e fortalecer uma base para a disputa das competições na próxima temporada. Até por conta disso, terminar o ano de 2023 com uma impressão positiva e principalmente com vitória passa a ser algo fundamental.