Com o empate por 1 a 1 diante do Coritiba, na última quarta-feira, 29, no Couto Pereira, o Botafogo chegou a nove jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Caso não consiga superar o Cruzeiro, no próximo domingo, 03, no Nilton Santos, o alvinegro vai chegar a dez partidas sem vencer, igualando a sequência negativa que teve em 2020, quando fez a sua pior campanha na história do Brasileirão e foi rebaixado na última colocação, com apenas cinco vitórias e 27 pontos.
Naquela campanha, o Botafogo teve três sequências de dez jogos sem vencer, sofrendo ao todo 21 derrotas em 38 rodadas. Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o maior jejum havia sido de quatro partidas, entre as rodadas 22 e 25, quando perdeu para Flamengo, Atlético-MG e Corinthians, além de ter empatado com o Goiás.
Apesar da fase negativa, o Botafogo ainda tem possibilidade de ser campeão do Campeonato Brasileiro. O alvinegro recuperou a segunda colocação por conta da derrota do Flamengo na rodada e tem três pontos a menos do que o Palmeiras, faltando duas rodadas para o final da competição. Além do Cruzeiro, o Botafogo ainda vai enfrentar o Internacional, em Porto Alegre, na última rodada do Campeonato Brasileiro.
A última vitória do Glorioso foi no dia 18 de outubro, quando fez 2 a 1 sobre o América-MG, atuando em Belo Horizonte. Naquela ocasião, Júnior Santos marcou os dois gols do Botafogo. Desde então a equipe teve cinco empates e quatro derrotas no Brasileirão.