O Botafogo conseguiu sair do Equador com um ponto após empatar sem gols com a LDU, em jogo válido pela 5ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Apesar de sofrer com as tentativas dos equatorianos no primeiro tempo, a equipe de Luís Castro reagiu no segundo tempo e resistiu às investidas do time da casa. Lucas Perri, o mais exigido no jogo, fez grande defesa nos acréscimos e garantiu a manutenção da liderança do grupo A.
O próximo compromisso do Botafogo pela competição internacional é contra o Magallanes, no dia 29 de junho, às 21h (Brasília), pela Sul-Americana. O time precisa vencer para garantir a classificação em primeiro lugar.
No Grupo A, a situação é a seguinte: o Botafogo garante vaga se pontuar mais do que a LDU na última rodada. Se ambos vencerem seus jogos contra Magallanes e César Vallejo, respectivamente, quem conseguir a vitória com maior margem de gols fica com a vaga direta para as oitavas de final da Sul-Americana. Se os dois vencerem pela mesma margem, dependerá do número de gols marcados. Hoje, o Botafogo leva vantagem, pois até o momento marcou dois gols a mais do que a LDU na competição. Se houver empate nos dois jogos, o número de gols marcados também será o critério de desempate.
Virando a chave, o próximo compromisso do Botafogo é pelo Campeonato Brasileiro, contra o Fortaleza, no sábado (10/06), às 21h, no Nilton Santos. O jogo marca o último duelo antes da parada para a Data Fifa, entre os dias 12 e 20 de junho.