Há quase 30 anos atrás, o Botafogo levantou a taça da Copa Conmebol. O ano era 1993 e Alvinegro empatou com o Peñarol, do Uruguai, no Maracanã, em 2 a 2. Nos pênaltis, o clube carioca levou a melhor.
O caminho do Botafogo começou contra o Bragantino, que na época era comandado por Vanderlei Luxembirgo. Com duas vitórias sobre a equipe paulista, o Alvinegro avançou para as quartas de final, quando eliminou o Caracas, da Venezuela.
Em seguida, o Botafogo encarou o Atlético-MG. Na primeira partida, derrota por 3 a 1, no Mineirão. Já no segundo jogo, o Alvinegro venceu por 3 a 0 e garantiu uma vaga para a grande final.
No primeiro jogo da finalíssima, o Botafogo empatou em 1 a 1 com o Peñarol, do Uruguai. Já no Maracanã, o Alvinegro reviveu o drama das penalidades. O principal protagonista foi o goleiro Willian, além da precisão dos cobradores.
Levando-se em conta a conquista da Copa Conmebol em 1993, hoje, o Botafogo vai atrás do bicampeonato da Sul-Americana. No entanto, a entidade máxima do futebol sul-americano ainda não bateu o martelo sobre a unificação dos títulos
Recebemos aqui na Manchete o Sinval, atacante do Botafogo na conquista da Copa Conmebol
O que vem na sua cabeça quando falam para você sobre a Copa Conmebol de 1993?
- O que vem na minha mente, com certeza é realização. Nós éramos jovens cheios de sonhos, uns vindo do interior de São Paulo, outros praticamente subindo da base com sonho de jogar no time principal do Botafogo, já que o Emil levou o time todo embora. Nós tínhamos uma dificuldade muito grande e o determinando para aquilo ali foi nosso comandante fazer a gente acreditar no impossível ou no imaginável.
Muito não acreditavam que o Botafogo poderia chegar ao titulo daquela Conmebol. Você enxerga semelhanças no Botafogo de 2023 para o Botafogo de 1993?
- Em partes. Nós não tínhamos recursos, não tínhamos bola para treinar, muitas vezes não tinha uniforme para fazer dois treinamentos no dia. Para ter ideia até hoje não recebemos nada pela conquista.
OUÇA NA INTEGRA A ENTREVISTA COM O ATACANTE SINVAL