Mesmo sem ter entrado em campo na 29ª rodada, por conta do adiamento do jogo com o Fortaleza, o Botafogo manteve a sua vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro e atualizou as contas em busca do título da competição nacional. A expectativa agora é de que a equipe consiga garantir a taça com mais 50% de aproveitamento, o que significa cinco vitórias nas dez partidas restantes. Se atingir o objetivo, o alvinegro chegaria a 74 pontos.
A equipe que mais se aproxima do Botafogo na tabela neste momento é o Bragantino, que está na segunda colocação e somou 52 pontos até aqui. Se fizer uma campanha perfeita até o final do Campeonato Brasileiro e conquistar todos os pontos que tem a disputar, a equipe de Bragança Paulista chegaria no máximo a 79 pontos. Contanto com alguns tropeços que o adversário ainda terá pela frente e até mesmo o confronto direto, o Botafogo mantém a projeção de que precisa atingir 74 pontos para ser o campeão.
Até por essa questão, o alvinegro tenta garantir o título durante o mês de novembro. As próximas quartro partidas do Glorioso no Campeonato Brasileiro serão disputadas no Rio de Janeiro, uma sequência importante para tentar atingir o seu principal objetivo. Serão três jogos como mandante, contra Cuiabá, Palmeiras e Grêmio (este último em São Januário), além do clássico com o Vasco, que o adversário está tentando confirmar para São Januário. Se conseguir o objetivo, o Botafogo poderá ser campeão nacional longe de casa.
O motivo é que, na sequência, está marcada a partida contra o Bragantino, um confronto direto na luta pelo título. Dependendo de como as equipes chegarem até lá, a partida poderá ser decisiva para o Botafogo em termos de conquista. Logo depois, o alvinegro terá pela frente o Fortaleza, outro jogo fora de casa, para cumprir a partida que foi adiada na 29ª rodada.
Após esta sequência, o Botafogo só voltará a jogar no Rio de Janeiro quando encarar o Santos, pela 35ª rodada. A partida também é especial para o Glorioso, já que foi justamente contra este adversário que o Botafogo conquistou o seu último título do Campeonato Brasileiro, em 1995.