José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-vice-presidente de operações da Globo, realizou o evento de lançamento da sua autobiografia na Livraria Travessa, no Leblon, na Zona Sul do Rio, nesta terça-feira (6/08).
O livro “O Labo B de Boni” (BestSeller) narra bastidores da TV brasileira e da jornada do executivo. O objetivo da obra é contar aquilo que o público ainda não conhece sobre o processo de revolução na forma de lidar com os espectadores encabeçado por Boni.
No evento, ele reuniu grandes nomes da teledramaturgia e do jornalismo que trabalharam durante seu período na empresa, entre eles Gloria Menezes, Antônio Pitanga, Mauro Mendonça, Léo Batista, Fernanda Montenegro, Renato Aragão, Susana Vieira, Tony Ramos, Nívea Maria, além de músicos, como Djavan.
Durante o lançamento, Boni contou que, para ele, o mais importante dessa jornada foi a amizade conquistada pelo caminho.
“Acho que no livro se conhece mais o José Bonifácio porque o Boni veio mais tarde. O que se conhece mais são os amigos que foram feitos no caminho. Minha eterna gratidão aos amigos porque sem eles a gente não teria feito nada. A nossa televisão é uma obra coletiva, que é feita com arte e muito amor”, declara.
Curiosidades e fatos marcantes
O treinamento silencioso de Dias Gomes no rádio, a relação da ditadura militar com a Globo, a amizade profunda com Dercy Gonçalves e as inúmeras criações com estrelas da grandeza de Chacrinha, Fausto Silva, Galvão Bueno, Glória Maria, Jô Soares, Marília Gabriela e Renato Aragão são histórias contadas na obra.
De curiosidades aos acontecimentos mais relevantes da TV brasileira, a biografia fala sobre as primeiras transmissões ao vivo de eventos esportivos na copa de 1970 e também na Fórmula 1 em 1972.
Boni conta detalhes do nascimento de produtos estabelecidos do jornalismo como o Fantástico e Jornal Nacional, bem como o processo criativo por trás da programação de carnaval da Globo. O lado B de Boni chegou às livrarias no início de agosto.