A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, suspendeu a 38ª Oktoberfest e decretou situação de emergência por causa das chuvas dos últimos dias e da previsão de elevação do nível Rio Itajaí-Açu. Há 107 desabrigados na cidade, segundo a Defesa Civil.
Na manhã deste domingo (8), o nível estava em 9,09 metros, condição que deixa a cidade em “alerta máximo”, segundo a Defesa Civil. A cota para configurar enchente é de 8 metros.
Segundo a prefeitura, a homologação do documento, na noite de sábado (7) é importante para facilitar a busca por recursos para atender situações causadas pela enchente, como recuperação de locais atingidos, abastecimento do abrigos e ampliação dos trabalhos de desobstrução de vias.
O poder executivo da cidade também cancelou as aulas nas escolas e Centros de Educação Infantil do municípios previstas para segunda-feira (9). A prefeitura também suspendeu o transporte coletivo neste domingo (8).
O estado de Santa Catarina soma 93 cidades com estragos causados pela chuva. De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual, atualizado na noite de sábado, duas pessoas morreram e 46 municípios emitiram decretos de situação de emergência.
Evento suspenso
A Oktoberfest entrou para a 38ª edição na quarta-feira (4), com a abertura do primeiro barril de chope no parque. Na quinta (5), o evento seguiu normalmente. Já na sexta-feira (6), uma força-tarefa se mobilizou para desmontar de forma parcial e temporária a estrutura da Oktoberfest Blumenau.
Com previsão de enchente as atividades previstas para sexta-feira (6), sábado (7), domingo (8) e segunda (9) foram canceladas. A previsão é que sejam retomadas na terça-feira (10).