O início da Bienal do Livro Rio, o maior festival de cultura, literatura e entretenimento do Brasil e agora um Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, foi marcado por ruas cheias de movimento, animação nos painéis e sacolas repletas de livros. Desde a última sexta-feira, famílias e visitantes de todas as idades têm se dedicado a aproveitar ao máximo esse evento emocionante.
Várias editoras já estão celebrando recordes de vendas, incluindo a Rocco, Globo Livros, Intrínseca, Sextante e HarperCollins Brasil, com expectativas de aquecer ainda mais o mercado literário nos próximos dias. Um exemplo notável é a Rocco, que alcançou o maior faturamento em um único dia da Bienal no último sábado. Comparando com a edição de 2019, a editora superou esse marco com um aumento impressionante de 85% nas vendas nos três primeiros dias. Além disso, ao comparar os resultados com a Bienal do Livro de São Paulo em 2022, a edição carioca, que celebra seus 40 anos, registrou um aumento de 70% nas vendas no primeiro sábado do evento. A Intrínseca e a Sextante também alcançaram um aumento de 100% nas vendas em relação à Bienal do Livro Rio de 2021, enquanto a Record registrou um surpreendente crescimento de 120%. As editoras Globo Livros e HarperCollins Brasil também anunciaram um aumento de 50% em relação aos resultados da última Bienal Rio e da edição de São Paulo em 2022.
Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, uma das organizadoras do evento junto com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), expressou sua satisfação com o público nos três primeiros dias da Bienal: “As editoras tiveram ótimas vendas, e os autores também estão empolgados em ver o público retornando em massa ao Riocentro para vivenciar os novos formatos e experiências que estamos trazendo para esta edição especial. O grande número de pessoas só confirma a força deste encontro.”
A Bienal do Livro Rio completa 40 anos com uma edição comemorativa repleta de experiências que vão além dos livros, apresentando palcos inéditos e interação significativa com seu público, unido pela paixão compartilhada de contar e ouvir histórias. Realizada pela GL events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal reúne este ano mais de 300 autores em 80 encontros com os leitores, envolvendo cerca de 300 editoras de todo o país e oferecendo mais de 200 horas de programação para toda a família.