Para combater o descarte irregular de lixo, que é crime, a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente, disponibilizou um ponto de entrega voluntária (PEV) para a deposição regular dos resíduos sólidos eletrônicos de pequenos geradores, e para facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais. O primeiro PEV foi instalado no dia 07 de junho, no Mercado Municipal Mário Sérgio Nascimento, com a presença de funcionários relacionados à área ambiental.
Celulares, impressoras, computadores, pilhas, baterias, fones, TVs, aparelhos de som, DVDs e quaisquer outros aparelhos eletrônicos domésticos levam anos para se decomporem na natureza. Então, é necessário que esses objetos sejam tratados de forma adequada visando causar menos impacto no meio ambiente. Com isso, o PEV estará disponível no Mercado Municipal Mário Sérgio Nascimento, no Centro da cidade, com ointuito de recolher materiais eletrônicos para reduzir seu descarte inadequado.
O secretário do Ambiente, Francisco Barbosa Leite, comenta sobre a importância do descarte correto desse tipo de material. “Os dispositivos eletrônicos contêm substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio e cádmio, que podem causar danos graves ao meio ambiente se forem descartados incorretamente. Essas substâncias podem contaminar o solo, a água e o ar, afetando negativamente os ecossistemas e a saúde humana. A entrega dos materiais eletrônicos também serve como uma ferramenta de educação ambiental para a conscientização da população sobre a realização da logística reversa”, explica o secretário.
“Os eletrônicos descartados de forma adequada podem ser desmontados e seus componentes valiosos, como metais preciosos e plásticos, podem ser reciclados e reutilizados”, comenta o prefeito da cidade, Mario Esteves, “ao descartarmos corretamente o material eletrônico, estamos demonstrando uma atitude responsável em relação ao meio ambiente e à sociedade. Ao incentivar a reciclagem e a reutilização desses materiais, estamos contribuindo para um futuro mais sustentável”, finaliza o prefeito.