O Barcelona anunciou nesta segunda-feira a contratação do volante Ilkay Gündogan, do Manchester City. O acerto já era de conhecimento público, mas o anúncio oficial, com mais detalhes, saiu neste início de semana.
Gündogan assinou contrato com o Barça por uma temporada, até o dia 30 de junho de 2025. Sem custos de transferência, ele é o primeiro reforço do time principal do clube para a próxima temporada. O meio-campista vem de ótimo ano pelo Manchester City, pelo qual conquistou a Tríplice Coroa — incluindo a Liga dos Campeões.
— Se fosse para sair, só havia um clube no mundo para onde faria sentido ir. Era o Barcelona, ou nada. Desde criança, sonhava com vestir essa camisa um dia — contou Gündogan, em carta publicada pelo “The Players Tribune”.
O Barcelona anunciou que a multa do jogador é de 400 milhões de euros. Aos 32 anos – completa 33 em outubro -, o meio-campista, segundo a publicação do clube “um jogador em sintonia com o gol”, ainda tem a possibilidade de extensão por mais um ano de contrato, caso ele jogue mais da metade dos jogos da equipe na segunda temporada.
O ex-clube de Gündogan também fez comunicado oficial e se despediu do alemão, depois de juntos comemorarem a Champions League, a Premier League e a Copa da Inglaterra na última temporada.
Em uma rede social, o novo jogador do Barcelona mostrou carinho pelo ex-time. “Uma vez azul, sempre azul”, escreveu o alemão.
Revelado pelo Bochum, da Alemanha, Gundogan se profissionalizou no Nürnberg e chegou ao Borussia Dortmund, onde foi campeão da Bundesliga sob o comando de Jürgen Klopp. Em 2016 se transferiu para o Manchester City e fez, ao todo, 303 jogos, com 60 gols marcados e 35 assistências.