Ao visitar as obras do Complexo Esportivo do Frade, no início de janeiro, o prefeito Fernando Jordão ficou surpreso ao ter que explicar aos moradores que não se tratava de um espaço particular, e sim de um local público, aberto à população. Ele mesmo narrou essa história na noite desta quinta-feira (11), para uma plateia formada por centenas de moradores e autoridades, que participaram da inauguração da nova instalação esportiva e de lazer no bairro do Frade, efetuada pela Prefeitura de Angra por meio da Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins.
Para quem marcou presença no evento, ficou fácil entender o porquê de o espaço, localizado na Avenida dos Capuchinhos s/nº, na entrada do Sertãozinho do Frade, gerar esse tipo de dúvida aos moradores. Trata-se de um conjunto de 7 mil metros quadrados com áreas esportivas variadas, disponíveis para utilização não apenas daqueles que vivem no bairro, mas para toda cidade, além de servir como sede de torneios entre localidades do município.
“Ao longo dos anos, vários projetos foram pensados para essa área. Ficamos muito felizes quando o prefeito determinou que aqui fosse feito um complexo esportivo. O Frade já possui três quadras poliesportivas e um campo de futebol que, inclusive, está em obras. Logo, pensamos que era a hora de dar oportunidade a outras práticas. Agora, o Frade é exemplo de área esportiva”, explica a secretária de Urbanização, Parques e Jardins, Beth Brito.
O espaço conta com quadra de tênis, campo de futebol de grama sintética, pista de skate, espaço para futebol de mesa (futmesa), duas mesas de pingue-pongue e dez para jogos de xadrez. Além disso, possui academia ao ar livre com equipamentos em aço inox, espaço para as crianças com brinquedos e piso emborrachado, torre com ducha de água para refrescar os esportistas e arquibancada com capacidade para 100 pessoas.
A verba para a construção do Complexo Esportivo do Frade, de R$ 3.296.039,34, foi exclusivamente investida pela Prefeitura de Angra. Um total de 3.800 forrações – plantas que cobrem superfícies –, 1.200 arbustos, 36 árvores e 20 metros cúbicos de composto – mistura de ingredientes usada como fertilizante para plantas –, oriundos do Horto Municipal, foram utilizados no complexo, representando economia e autonomia para o município.
Além do prefeito Fernando Jordão e da deputada estadual Célia Jordão, o evento contou com a presença de vereadores e secretários municipais.