Na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), utilizou as redes sociais para anunciar uma nova medida: os táxis da cidade agora terão permissão para circular na faixa seletiva da Avenida Brasil. Até o momento, não há uma previsão exata para a entrada em vigor dessa alteração.
A faixa seletiva foi inicialmente projetada como parte da preparação para a operação do BRT Transbrasil, sendo originalmente destinada ao uso exclusivo de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais. A modificação, segundo Paes, foi motivada por solicitações de deputados, vereadores e taxistas que pleiteavam a permissão para os táxis. O prefeito instruiu a Secretaria responsável a tomar as “providências necessárias” para a autorização do tráfego dos táxis na faixa.
Em suas redes sociais, o prefeito afirmou: “Quero informar que vamos atender a solicitação e já determinei à secretaria Maína que tome as providências necessárias para a autorização. Não preciso nem dizer que ir agora para o Galeão sem ter que enfrentar engarrafamentos e com toda segurança é só seguir a Angélica e ‘vá de táxi’!”
A faixa exclusiva está localizada mais à esquerda em cada direção, abrangendo 22 km entre as estações do BRT Guadalupe e Caju. O limite de velocidade permitido é de 70 km/h, e a fiscalização é realizada por 19 radares fixos e oito lombadas eletrônicas. Além dos ônibus, veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, polícia, fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, policiamento ostensivo e preservação da ordem pública também têm permissão para circular nessa faixa.