Um novo levantamento da Diretoria de Identificação Civil do Detran.RJ aponta que 1,5 milhão de cidadãos fluminenses já andam com sua carteira de identidade online nos celulares. Ou seja, não usam mais nas ruas ou deixam guardado em casa o tradicional documento físico – menos um item para carregar na carteira, garantindo mais praticidade e segurança. O aplicativo Identidade Digital RJ está disponível nas principais plataformas digitais – lojas Android e IOS –, com o objetivo de facilitar a vida de quem precisa usar o documento no dia a dia.
Com validade em todo o território nacional, o app Identidade Digital RJ foi lançado no fim de 2021 pelo Detran.RJ. Agora, caiu de vez no gosto das pessoas e já é usado por pouco mais de 20% da população carioca. Vale lembrar que o RG digital não é obrigatório. Quem não quiser baixar a carteira online, pode continuar a usar o documento físico, em papel. A proposta do Governo do Estado é oferecer mais um benefício aos cidadãos fluminenses em seu processo de digitalização dos serviços.
O documento digital está disponível para quem tem a carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019. Depois desta data, todos os documentos de identidade passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. E é com este código que o usuário poderá baixar a versão digital. Os que tiverem a carteira sem QR Code poderão fazer a segunda via do documento e, depois, acessar o aplicativo.
“Somos um dos pioneiros do país no lançamento desta nova tecnologia. O Detran.RJ já disponibiliza outros serviços pela internet, como o Posto Digital, o licenciamento anual de veículos e a carteira de habilitação digital. E esse aplicativo é mais um serviço do Governo do Estado para facilitar a vida dos cidadãos fluminenses”, comenta o diretor de Identificação Civil, Pedro Thompson.
Após cada período de 12 meses, será necessário que o portador do documento refaça novamente o processo de autenticação obrigatório.
Confira abaixo o passo a passo para obter a identidade digital:
1- Baixar o aplicativo “Identidade Digital RJ” disponível nas plataformas Android e IOS;
2- Conceder as permissões necessárias para funcionamento do aplicativo;
3- Escanear o QR Code disponível na parte de dentro da identidade física;
4- Disponibilizar reconhecimento facial via aplicativo;
5- Criar senha numérica para login do aplicativo;
6- Se todos os dados estiverem corretos, o documento estará disponível no formato digital.