O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, reuniu-se com representantes da concessionária Enel na tarde desta sexta-feira (02). Junto com seus secretários, ele cobrou melhorias no fornecimento de energia elétrica em Ilha Grande, que sofre com constantes faltas de luz, prejudicando moradores, comerciantes e o turismo na região em plena alta temporada. A reunião foi na prefeitura.
“É inadmissível que essa empresa continue prestando um péssimo serviço à população. Hoje participei de uma reunião com representantes da Enel para cobrar uma solução para a falta de abastecimento de energia elétrica na Ilha Grande. Continuaremos cobrando ações para que o fornecimento seja restabelecido o quanto antes”, afirmou o chefe do Executivo.
Participaram também da reunião representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Governo do Estado, como o subsecretário estadual de Energia, Felipe Peixoto.
Segundo Jordão, os problemas no fornecimento de energia afetam principalmente Provetá e Abraão, na Ilha Grande.
“Aqui, 2020 que botamos no Abraão. Não é gerador de 300 e pouco. E depois, tiraram isso de lá. Quantos kva tem cada gerador desse? Ele atendeu 3 ml kva de carga. Só que a gente desligou a ilha toda. Você sabe que tem uma decisão judicial para colocar imediatemente os geradores. Independente disso, dessa reunião de trabalho, nós estamos pedindo à Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) não renove a concessão da Enel”, contou o prefeito.
Os reparos que serão feitos pela Enel preveem a instalação de geradores na Vila do Abraão e o processo de vistoria e limpeza do trecho conhecido como Funil, na área do Saco do Céu, para que seja efetuada a troca de cabos de energia. Com as obras, a expectativa é que o abastecimento de energia fique melhor, não deixando a Ilha Grande na escuridão.