Os prédios públicos municipais de Angra dos Reis terão em breve geração de energia solar fotvoltaica. No último dia 1º, reuniram-se membros do Conselho Gestor de Parcerias Público Privadas e aprovaram os documentos de quatro empresas, que farão estudos técnicos para implantação da nova forma de energia. Elas responderam a chamamento público promovido pela prefeitura.
No Boletim Oficial publicado no último dia 2, foram divulgados os nomes das empresas que farão os estudos: Kabel Weg Engenharia Ltda, Cooperativa de Trabalho de Energia Renováveis Coopenergia Brasil, Enex/RadarPPP/Cescon Barrieu e Viridian Sistemas de Geração de Energia Ltda. Elas já foram autorizadas para iniciar os estudos técnicos. Elas terão prazo de 90 dias para o trabalho e submetê-lo à análise da prefeitura.
O chamamento ocorreu em 26 de dezembro passado. A prefeitura planeja instalar placas de energia fotovoltaica nos prédios da administração pública através de concessão ou Parceria Público Privada (PPP) a depender do modelo que será melhor ao município.
O projeto visa melhorar a a eficiência energética do município, reduzir gastos e gerar energia limpa, utilizando a infraestrutura já existente de prédios públicos para implantação dos painéis, sem custos para a administração. Serão analisadas as áreas apropriadas para a instalação de painéis solares, os dados climatológicos locais, a orientação da edificação em relação ao sol, a presença de coberturas e a influências de sombras.
Integram o Conselho Gestor de PPP: Cláudio de Lima Sírio (Secretário de Governo), André Luís Gomes Amazonas Pimenta (Secretário de Planejamento e Parcerias) e Flávio Henrique de Sá (Secretário de Finanças).