As operadoras de telefonia Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo se uniram em uma iniciativa para que seus clientes possam, através do CPF, consultar se há alguma linha “estranha” vinculada à prestadora e solicitar o cancelamento da linha.
O resultado da consulta é valido apenas para linhas pré-pagas ativas para o CPF consultado, ou seja, linhas pós-pagas não estão incluídas no serviço.
Como fazer a consulta
– Acesse cadastropre.com.br
– Na página inicial, vá em “Consultar”
– Em seguida digite seu CPF e clique em “Consultar”
– Caso haja linha pré-paga ativa em alguma Prestadora para o CPF consultado, o resultado trará a relação desta(s) prestadora(s)
– Caso não exista celular cadastrador com seu CPF irá aparecer a mensagem “Em todo território nacional, o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas prestadoras participantes”;
– As informações são atualizadas até 30 dias antes do dia da consulta
– Caso encontre alguma irregularidade, o consumidor deve entrar em contato com a prestadora de serviço correspondente e solicitar o cancelamento das linhas pré-pagas habilitadas no CPF.
– O contato das prestadoras está disponível também no cadastropre.com.br: basta ir na aba “Contatos Prestadoras”. Lá o usuário pode escolher clicar no link da operadora correspondente para registrar a reclamação e pedir cancelamento da linha.
O pedido de cancelamento deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas se solicitada no call center ou através de um atendente virtual.
A iniciativa é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que começou com a primeira etapa do projeto em 2019 com atualização cadastral junto aos titulares de linhas pré-pagas ativas de todo o país.