Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promove, numa parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), um mês de conscientização da população por meio de ação de solidariedade. A Assembleia vai recolher tampas plásticas, a partir desta segunda-feira (05/06), às 10h, nas escadarias do Palácio Tiradentes, e o material coletado será repassado à Associação One By One, que transforma os resíduos plásticos em cadeiras de rodas para doação. E quem participar dessa ação poderá trocar as tampinhas por uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica. A Alerj realiza essa campanha por meio da Comissão de Meio Ambiente e da Subdiretoria-Geral de Cultura.
Criado pela Organização das Nações Unidas há 50 anos, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 05 de junho e tornou-se uma das maiores plataformas globais para sensibilização ambiental. Neste ano, o tema estabelecido se concentra em soluções para poluição plástica, com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica. São esperados milhares de eventos e atividades ao redor do mundo. Durante o período de coleta de resíduos plásticos na Alerj, serão aceitas tampinhas de embalagens como garrafas PET, amaciantes e sabões líquidos.
Crianças beneficiadas
O resíduo plástico coletado no mês de junho será doado para a One by One, que atende a crianças com deficiência física, motora ou neurológica e em situação de vulnerabilidade social. A organização recebe tampas plásticas e, a partir da reciclagem, as converte em cadeiras de rodas para doação. Segundo seus idealizadores, 20 mil kg de plástico e alumínio são reciclados por ano através da iniciativa e cerca de 1.850 cadeiras já foram doadas.
Serviço:
Troca de tampas plásticas por mudas
Data: 05 de junho
Horário: 10h
Local: Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de Março, s/n° Praça XV, Centro – Rio de Janeiro)
Coleta de tampas plásticas nas sedes da Alerj
Data: De 05 a 30 de junho
Pontos de coleta:
•Edifício Lúcio Costa – Alerj: um recipiente coletor está localizado na entrada da Rua da Ajuda, 5 e outro na entrada da Rua México 125
•Palácio Tiradentes: um recipiente coletor está localizado na entrada da Rua Primeiro de Março, s/n° e outra na entrada da Rua Dom Manuel s/n°