A Alerj vai investigar deputados após confronto na Avenida Brasil. Na quarta-feira (11), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) anunciou que irá apurar se houve conduta inadequada por parte dos deputados estaduais Rodrigo Amorim (PTB), Alan Lopes (PL) e Filippe Poubel (PL) durante uma discussão com agentes públicos na Avenida Brasil. Os incidentes serão examinados pela Mesa Diretora e pelo Conselho de Ética do órgão.
Na noite anterior, na terça-feira (10), esses deputados se envolveram em um tumulto com guardas municipais, agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e policiais militares durante uma fiscalização na Avenida Brasil. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os parlamentares enfrentando agressivamente os agentes públicos.
Agentes do programa BRT Seguro estavam realizando uma operação de rotina para coibir o trânsito de veículos na via exclusiva de ônibus na Avenida Brasil quando foram abordados pelos deputados estaduais, que tentaram impedir o trabalho de fiscalização. O caso foi registrado pelos agentes na 22ª DP (Penha). Nas imagens, Rodrigo Amorim chega a empurrar um guarda municipal e faz gestos como se estivesse prestes a iniciar uma luta corporal. “Seja homem, você está cheio de marra, tira o dedo da minha cara, c… Vem então”, diz o deputado em um determinado momento do vídeo. Seguranças armados também aparecem na confusão.
Em outro vídeo, o deputado ataca verbalmente policiais militares que prestavam apoio aos agentes. “Você é uma vergonha para a Polícia Militar, ambos vão responder na Corregedoria”, gritou. A Polícia Militar lamentou o ocorrido e afirmou que os agentes foram “desrespeitados” e “humilhados” enquanto estavam desempenhando suas atividades. “Lamentamos profundamente os fatos ocorridos na noite de hoje na Avenida Brasil, onde profissionais da área de segurança pública foram desrespeitados e humilhados, quando exerciam suas atividades legais. A PMERJ tem por seus preceitos tratar a todos de forma cordial e educada. Aos nossos policiais militares, todo o nosso apoio, consideração e respeito.”