Como forma de celebrar os 20 anos do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai promover sessão solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, nesta segunda-feira (21), às 10 horas. A abertura da solenidade contará com a presença do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (PL) e da segunda vice-presidente da Mesa Diretora, deputada Tia Ju (REP).
Durante o evento, o Superintendente Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Francisco Teixeira, irá apresentar um painel com o tema: “Um Panorama do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro na Década de 2010-2020, abordando indicadores como mercado de trabalho, indústria, comércio e serviços, agropecuária, PIB e Censo Demográfico. Além disso, as 67 instituições que compõem o Fórum serão homenageadas.
“É um momento emblemático para todos nós. Todas as entidades que compõem o Fórum pensam e trabalham juntas para o crescimento econômico, social e ambiental do estado. É uma iniciativa única entre as casas legislativas de todo país. São 20 anos fazendo história e contribuindo para o aperfeiçoamento de leis e políticas públicas visando o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro e, consequentemente, a qualidade de vida da população fluminense”, afirmou o subdiretor-geral do Fórum, Frederico Lima.
Exposição “20 anos do Fórum da Alerj”
Já na parte da tarde, a partir das 12h30, será inaugurada a exposição “20 anos do Fórum da Alerj” na Galeria da sede do Legislativo fluminense, no Edifício Lúcio Costa — Rua da Ajuda, nº 5, Centro. Na mostra, serão exibidos 20 totens sobre a trajetória do órgão, além das leis aprovadas a partir de discussões iniciadas no Fórum. A saber:
- Lei 9.809/22: institui o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro;
- Lei 6.502/11: simplifica o atendimento público, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e a autenticação em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e a “Pesquisa de Satisfação do Usuário de Serviços Públicos”;
- Lei 8.231/18: cria o Plano de Logística Sustentável (PLS);
- Lei 8.571/19: cria a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social;
- Lei 9.151/20: estabelece o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel (4G e 5G);
- Lei 9.059/20: regulamenta a produção e comercialização de queijos artesanais no Estado do Rio;
- Lei 9.716/22: cria o Plano Estadual de Fertilizantes e Biofertilizantes.
O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta confirmar a presença pelo link: www.bit.ly/20anosForumON.
Sobre o Fórum da Alerj
O órgão foi criado em 2003 por meio da Resolução 225/2003, com objetivo de aproximar o Poder Legislativo dos demais setores da sociedade também engajados na promoção do crescimento socioeconômico do Rio.
A iniciativa reúne 67 instituições do setor empresarial, acadêmico, além da sociedade civil organizada para fomentar o desenvolvimento sustentável do estado.
Serviço:
Solenidade em Comemoração dos 20 anos do Fórum da Alerj
Data: 21 de agosto
Horário: 10h às 12h
Local: Palácio Tiradentes – Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Rua Primeiro de Março, s/nº – Praça XV – Centro, RJ