A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta quarta-feira, 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, uma série de atividades de promoção da saúde alertando sobre os malefícios do fumo. As ações acontecem nas unidades de Atenção Primária (clínica da família e centros municipais de saúde), que oferecem regularmente tratamento para auxiliar os usuários a deixarem de fumar. Já na Praça da Cruz Vermelha acontece, das 10h às 14h, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Secretaria de Estado de Saúde e outras instituições, uma grande mobilização para sensibilização do tabagista e lançamento das campanhas “Precisamos de comida, não tabaco” e “O tabaco acaba com o seu futuro e o do planeta”.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o tabaco e seus derivados matam cerca de 8 milhões de pessoas no mundo todos os anos. Dados do INCA a partir de análise da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 mostram que os fumantes brasileiros destinam, em média, 8% da renda familiar per capita mensal para a compra de cigarros industrializados. Além dos prejuízos à saúde e financeiros, o cigarro afeta o meio ambiente: cerca de 4,5 trilhões de guimbas são espalhadas em todo o mundo, gerando 760 mil toneladas de lixo tóxico, incluindo arsênio, chumbo, nicotina e formaldeído; além disso, a fumaça do tabaco contém dióxido de carbono, metano e óxidos nitrosos, contribuindo para os níveis de poluição do ar nas cidades.
As ações da SMS neste Dia Mundial sem Tabaco têm a proposta de chamar a atenção da população para os riscos individuais e coletivos causados pelo consumo de todos os derivados do tabaco: cigarros, cachimbos, charutos, narguilé, tabaco de enrolar e todos os tipos de dispositivos eletrônicos. Para tanto, na Praça da Cruz Vermelha, várias atividades serão realizadas ao longo da manhã pelo Programa do Tabagismo do município, como teste de dependência (fagerstrom), orientação e encaminhamento para tratamento, demonstração da boneca Altina, cujo “pulmão” fica sujo à medida que fuma, além de distribuição de material informativo.
Participam ainda da ação a Gerência de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), apresentando como a auriculoterapia traz benefícios para o tratamento de fumantes; a Coordenação da Saúde Bucal em parceria com CRO, UFRJ, UERJ, informando ao público que o uso do tabaco é a primeira causa do câncer de boca, seguido pela ingestão de álcool e infecção pelo vírus HPV; a equipe do Consultório na Rua, dando assistência à população em situação de rua que circula pelo território; e o IVISA-Rio, visitando e orientando estabelecimentos pela região sobre a proibição de fumo em espaços coletivos fechados. Também haverá vacinação na praça contra a covid-19 e a influenza e apresentação cultural do grupo “Chegando de surpresa”, da Comlurb.
Confira outras ações programadas pelas unidades de Atenção Primária para marcar este Dia Mundial sem Tabaco:
– A partir das 9h: Exposição com informativos e folders e sala de espera da unidade
Auditório do Centro Universitário CBN-UNICBE – Santa Cruz
– Das 9h às 16 h: Evento para profissionais na linha de frente do tabagismo, com apresentação de experiências exitosas como o trabalho do ACS no tabagismo; o desenvolvimento das PICS no tratamento dos fumantes e o trabalho desenvolvido em quatro unidades da área
– Momento musical e premiação