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Ação social na Zona Norte faz mais de 560 atendimentos em vários serviços

Mutirão aconteceu na tarde desta quinta-feira (14) no Estádio Olímpico Nilton Santos
Foto: Andreza Gomes

Quem passou ao longo do dia pelo Estádio Olímpico Nilton Santos, no Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, pode aproveitar uma série de serviços feitos em um mutirão realizado no local desde as 10 horas. A Comissão de Defesa do Consumidor da União dos Legisladores e Legislativos (Unale) em parceria com o Programa RJ para Todos do Governo do Estado realizou um total de 568 atendimentos divididos em diversos serviços no local

O público presente teve acesso aos serviços como emissão de identidade, isenção para certidões de nascimento, casamento e óbito entre outros. Além disso, instituições como Procon-RJ, Cedae, Fundação Leão XII e Procon-RJ também estiveram com representantes no espaço que contou com distribuição de água gratuitamente para o público.

Desempregado há mais de 10 anos e sobrevivendo de bicos, Fausto Sandes Cabral, de 55 anos morador do Méier, bairro vizinho, elogiou a organização e disse que estava esperançoso em conquistar uma vaga de emprego.

“Essa é a segunda vez que venho no evento do governo. Espero que desta vez eu consiga um emprego de carteira assinada. E vou aproveitar para tirar a segunda via da minha identidade”, afirmou em tom esperançoso

Moradora do bairro Sampaio, também na Zona Norte,  e mãe de três filhos, Thaís da Silva Ribeiro, de 32 anos, foi o mutirão após descobrir pela televisão os serviços que estariam à disposição. Por ter um filho autista, a dona de casa explicou que precisava de orientação de uma assistente social para saber sobre direitos os previdenciários dela e das crianças

“Eu tenho um filho de oito anos que tem aspectro Autista e um outro de quatro anos que recentemente recebeu o mesmo diagnóstico. Então, vim procurar saber como deve proceder para ter acesso a um recurso para eles. Aproveitei para tirar a segunda via da minha certidão de nascimento. Gostei bastante, pois o espaço estava bem adequado e confortável”, destacou.

O público presente contou com os serviços de outros órgãos, como a Comissão de Defesa do Consumidor  da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), o Tribunal de Justiça (TJ-RJ), além de parceiros da iniciativa privada.

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Unale, o deputado Danniel Librelon, destacou que o grande objetivo do evento foi alcançado.

“Recebemos aqui muitas pessoas que tiveram acesso aos mais variados serviços. E foi justamente essa a intenção do mutirão. Além disso, a parceria do Legislativo com Executivo tem a finalidade de facilitar a vida da população”, destacou.

Além dos serviços de balcão de emprego, foram realizados: orientação sobre Direito Previdenciário, aferimento de pressão arterial, testagem de glicemia e orientação sobre Direitos da Mulher.

Superintendente do RJ para Todos, Gilvania de Souza Coutinho atentou para o suporte da saúde oferecido pela à equipe da Universidade Salgado de Oliveira que estava presente no evento.

“Isso trouxe uma capilaridade e robustez tremenda, pois contar com um médica in loco, faz com que a credibilidade do que está se propondo se fortaleça. Lembrando da importância da prevenção é tudo nos dias de hoje”, salientou.

Mesa redonda sobre direitos do consumidor

No final da manhã, o público também pôde participar de um ciclo de debates que teve como foco a transparência nas relações de consumo que foi intermediado pela Comissão de Defesa do Consumidor da União dos Legisladores e Legislativos (Unale), através do próprio deputado Librelon.

“Se todos os cidadãos soubessem o poder que tem nas mãos, jamais sofreriam com o descaso de empresas e até mesmo do poder público. Através dessa Comissão, procuramos trabalhar com foco na população, além de trazer transparência, ouvimos as ideias que se refletiram em projetos de lei para beneficiar o nosso estado”, destacou o parlamentar.

O advogado Tarcísio Amorim que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) destacou que o papel da Comissão é fazer com que as informações cheguem de uma maneira mais clara para o consumidor.

“Muitas das vezes as empresas mascaram o preço para o consumidor pensar que está saindo em vantagem com um bom desconto, quando na verdade ele está levando o produto pelo preço que estava sendo praticado antes. O ideal é fazer uma boa pesquisa para saber se está ou não vantajoso a compra”, detalhou.