Nesta quarta-feira (16) está sendo realizada uma ação contra o assédio, na Praça da Cinelândia, no Centro do Rio. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura do Rio com a L’Oreal Paris.
Além de informativos em pontos de ônibus, cerca de 100 estátuas em tamanho real representam o percentual de mulheres que sofrem com assédio e mostram a dimensão do problema – 88 delas são pintadas de laranja, representando as mulheres que já passaram por alguma situação de assédio ao longo de sua vida segundo uma pesquisa da Ipsos.
O estudo também aponta que 84 testemunharam situações de assédio sexual e 86 sentem falta de um treinamento adequado sobre como intervir para coibir a violência.
A ação contou com a presença da secretária de Políticas de Promoção da Mulher (SPM-Rio), Joyce Trindade; o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, e da atriz Taís Araújo, embaixadora da L’Oreal Paris.
A iniciativa conjunta inclui a capacitação de servidores públicos para identificar e prestar o auxílio adequado em situações de assédio. Isso faz parte do programa Stand Up, iniciativa global da L’Oréal Paris, que treinou mais de um milhão de pessoas no mundo e que pretende treinar mais de 75 mil brasileiros até o fim de 2023. O objetivo é amplificar a atuação do poder público em situações de violência contra mulher.