Na quinta-feira, dia 17, às 18h30, a ABI vai receber, no auditório do 9º andar, o show especial em homenagem aos 90 anos (em memória) de Monarco, que foi contínuo da ABI, e era o líder da Velha Guarda da Portela, falecido em dezembro de 2021.
Organizado pelo ex-presidente da Portela e diretor cultural da Liesa e da Fenasamba, Luiz Carlos Magalhães, pela pesquisadora da Música Popular Brasileira, Marília Trindade Barbosa, por Olinda, viúva de Monarco, e um grupo de amigos do compositor portelense, o show terá a direção musical de Mauro Diniz, filho de Monarco, e de Paulão 7 Cordas, com apresentação de Haroldo Costa, e a participação já confirmada da Velha Guarda da Portela, Mauro Diniz, Marquinhos Diniz, Wanderley Monteiro, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Leo Russo, Nilze Carvalho, Dorina, Thania Machado, Tuco Peregrino,Toninho Geraes, Didu Nogueira, Paulinha, João Matheus, Samir Trindade, Eliane Farias, Iracema Monteiro, Dunga, Ernesto Pires, Pedro Paulo Malta, Gilsinho, Felipe, Família Roitman, Filhos da Águia, entre outros.
A entrada é franca. O show será presencial, no auditório do 9º andar da ABI, e também será transmitido ao vivo pela canal ABITV no YouTube.
Monarco foi considerado uma das vozes mais importantes do samba e tem uma carreira musical muito respeitada. Ele foi compositor de diversas músicas memoráveis, muitas delas com um foco especial em questões sociais e culturais. Sua música “Passado de Glória” é um exemplo notável de seu trabalho, homenageando a história e tradição da escola de samba Portela, na Zona Norte do Rio. O cantor morreu em dezembro de 2021, aos 88 anos, por complicações em uma cirurgia de intestino.