O Rio de Janeiro recebeu, pelo segundo ano consecutivo, prêmios que mensuram a implantação do governo digital entre os estados brasileiros, e passou a ocupar o terceiro lugar no ranking nacional, sendo também o segundo estado do país que mais avançou desde 2022. A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília, nesta quinta-feira (20), durante a 4ª edição do Workshop ABEP.
O Estado saltou do 16° lugar, em 2021, para o top 10 em 2022, e, agora, para a terceira colocação. A premiação é promovida pela Abep-TIC, associação que reúne órgãos estaduais de tecnologia da informação e comunicação de todo o país.
“Sou um entusiasta do governo digital, e recebemos este prêmio de importância nacional com muito orgulho. Já temos mais de 2.300 serviços digitais disponíveis para a população e temos a meta de ser o estado mais tecnológico do país. Parabenizo o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias, o presidente do Proderj, Flávio Rodrigues, e todos os servidores do órgão por trabalharem com afinco para facilitar o acesso dos cidadãos aos programas de governo”, destacou o governador Cláudio Castro.
A premiação do Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital tem o objetivo de mensurar se os principais serviços disponibilizados pelos governos estaduais são por meios digitais e se essa oferta está de acordo com as melhores práticas do Governo Digital, em conformidade com a legislação vigente.
O reconhecimento destaca o avanço do Governo do Estado do Rio na área de tecnologia, por meio do Proderj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transformação Digital. Nos últimos anos, o Estado vem colocando a digitalização a serviço do cidadão fluminense e da gestão pública por meio do programa RJ Digital e do desenvolvimento de novas ferramentas como o Digitaliz@RJ e o Agiliz@RJ.
Portal RJ Digital
O portal RJ Digital oferece hoje mais de 2,3 mil serviços digitais à população fluminense. Neste endereço (https://www.rj.gov.br), o cidadão pode consultar serviços do Detran-RJ, das secretarias estaduais, abrir empresa como Microempreendedor Individual (MEI), fazer registro online de crimes e fazer reclamação junto ao Procon-RJ, entre outros atendimentos. Se o usuário for servidor público, ele consegue acessar contracheques e informes de rendimento.