O desejo de reforçar o meio de campo com mais de uma contratação faz o Flamengo tirar o foco do uruguaio De La Cruz, do River Plate, para olhar para o volante Wendel, do Zenit. Antes fora dos planos, o brasileiro entrou no radar rubro-negro nas semanas decisivas da janela internacional de transferências.
As conversas já acontecem entre o clube e o estafe do jogador. Uma proposta ao Zenit ainda não foi feita. O Fla conta com o desejo do jogador, que quer voltar ao Brasil, e com a estratégia dos próprios russos, que colocaram o atleta na lista de transferências.
Ao colocar Wendel na mira, a diretoria rubro-negra mudou a estratégia no mercado. Antes, o clube não cogitou a contratação do volante para não atrapalhar as conversas por Claudinho, que é prioridade. A situação mudou porque a relação do volante com o Zenit se desgastou ainda mais nas últimas semanas, já que o jogador ainda não se apresentou para pré-temporada.
Wendel teve problemas familiares nos últimos tempos e não quer seguir na Rússia. O Palmeiras é outro interessado no jogador, mas o considera caro demais. No Fla, ainda há bronca com a postura das últimas conversas, em 2022, quando o meio-campista resolveu seguir no Zenit, mas a aprovação do técnico Jorge Sampaoli e a saída de Arturo Vidal são fatos a favor.
– O meu agente estava a trabalhar para garantir a renovação do meu contrato, e todo o tempo só pensava no Zenit e só queria jogar aqui – disse na época.
Outro motivo que pesou na balança é a avaliação cada vez mais pessimista em relação ao meia De La Cruz. O River Plate não respondeu à proposta do Flamengo porque conta com o jogador para a disputa da Copa Libertadores. Em entrevista recente, o diretor de futebol Bruno Spindel não jogou a toalha, em postura que é vista como maneira de deixar portas abertas.
A chegada do uruguaio, porém, é cada vez mais improvável. A tendência das últimas semanas da janela, que se encerra no dia 2 de agosto, é que o clube carioca recue nos esforços pelo jogador do River para tentar a dobradinha de brasileiros do Zenit.