As principais redes sociais e aplicativos de conversa, como WhatsApp, Instagram e Facebook, já têm golpes do Desenrola, novo programa de renegociações de dívida do governo federal, circulando com anúncios e mensagens falsas que tentam roubar dados e dinheiro dos usuários.
As postagens, no geral, simulam condições vantajosas de descontos para as dívidas ou oferecem mais informações em troca de cadastro, e pedem dados, pagamentos online ou divulgam telefones e links falsos para contato.
Essas “iscas” são usadas para que os golpistas consigam dados pessoais das vítimas, como nome, endereço, CPF, conta bancária e outros, o que permite que eles consigam, por exemplo, acessar suas contas, fazer compras com o cartão de crédito ou ter acesso a seus perfis em redes sociais para pedir dinheiro a amigos e familiares.
O Ministério da Fazenda alerta que todas as negociações do programa são feitas apenas diretamente com o banco onde o cliente tem conta ou por meio da plataforma especial do programa que ainda será lançada. Ela só poderá ser acessada por meio do Gov.br, o site de cadastro oficial para todos os programas e serviços do governo.
Qualquer forma de contato ou acesso diferente destas deve ser checada e evitada, alertou o ministério em nota.