O prefeito Eduardo Paes anunciou que o Jaé, o novo sistema de bilhetagem do Rio, começará a operar em fase experimental na quarta-feira, inicialmente nos serviços do BRT (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica). Ele detalhou o cronograma gradual de implantação, destacando que a partir de 1º de fevereiro do ano que vem, somente o novo cartão será aceito nos modais municipais.
O prefeito destacou que o sistema atual, com o controle da Riocard, deixava brechas para irregularidades. Com o Jaé, haverá um intermediário entre as duas pontas, a prefeitura. Ele ressaltou que denúncias de corrupção relacionadas à operação Lava-Jato tiveram como pano de fundo os saldos não utilizados do cartão.
No entanto, o Riocard continuará a ser utilizado nos serviços de transporte de concessão do governo estadual, como linhas de ônibus, vans intermunicipais, barcas, trens e metrô. Durante a fase de transição, o Riocard também será aceito em todos os modais de responsabilidade da prefeitura. A inclusão dos trens e do metrô no sistema Jaé ainda está em negociação entre a concessionária do novo sistema e as concessionárias desses modais.