A Cedae iniciou nesta segunda-feira (17) uma obra que vai garantir o abastecimento de 100% dos moradores da sede ou primeiro distrito de Engenheiro Paulo de Frontin, na Região Centro-Sul do estado do Rio (o município é dividido entre a sede e o distrito de Sacra Família do Tinguá). Até o fim de agosto, serão assentados 3.678 metros de tubulações ao longo da Avenida Antônio Maurício e da Rua João Januário, no bairro Grama. A obra incluirá também uma estação elevatória.
Com a extensão da rede de distribuição, será possível conectar os moradores da parte mais alta destas ruas, os únicos trechos ainda não ligados ao sistema de abastecimento da Companhia.
“Após o assentamento das tubulações vamos fazer 224 novas ligações domiciliares, levando água a quase 900 moradores, que eram os únicos ainda não atendidos. Vamos deixar a sede do município 100% abastecida”, disse o gerente da Região do Médio Paraíba da Cedae, Sandro Arantes.
Obras no interior
Engenheiro Paulo de Frontin é um dos 16 municípios onde a Cedae realiza todas as etapas do abastecimento, desde a captação e o tratamento de água até a distribuição e o faturamento. As obras, segundo o diretor de Desenvolvimento de Cidades da Companhia, Marco Aurélio Porto, são parte do compromisso da Companhia com a universalização dos serviços.
“Vamos investir cada vez mais nos municípios que estão sob nossa responsabilidade. Já investimos este ano R$ 4 milhões na modernização e revitalização de 47 elevatórias em Engenheiro Paulo de Frontin, Barra do Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Porciúncula, Quissamã, Sapucaia e Teresópolis. Agora estamos investindo R$ 1,5 milhão para modernizar 23 sistemas em Macaé e Laje do Muriaé, além da reforma e modernização de duas ETAs em Sapucaia, no primeiro distrito e no distrito de Anta”, explicou o diretor.