Os primeiros 45 minutos do clássico entre Flamengo e Fluminense foram de bastante equilíbrio e duras disputas no meio de campo, como manda o roteiro das duas equipes com maiores médias de passes na competição. Apesar do desempenho dos times, os rubro-negros saíram insatisfeitos com o resultado e na bronca com a arbitragem por um lance polêmico em Arrascaeta.
Na ocasião, um possível pênalti de Felipe Melo em Arrascaeta fez os rubro-negros reclamarem. No lance, o defensor tricolor tromba com o meia uruguaio na área. Aos 36 minutos de jogo, Giorgian De Arrascaeta sofreu uma carga nas costas na disputa dentro da área com Felipe Melo e deixou boa parte dos rubro-negros na bronca com a arbitragem. Isso porque o juiz considerou a jogada como normal, e o VAR sequer foi acionado para análise do lance. O questionamento furou a bolha e atingiu inclusive alguns torcedores rivais, que concordaram com a interpretação dos cariocas.
No entanto, outro lance, agora pelo tricolor, foi um toque da bola no braço de Gerson. Os jogadores do Fluminense pediram pênalti e a torcida do Fluzão reclamou pela não marcação da falta.