O Governo do Rio quer incluir a construção da linha 3 do metrô entre as obras financiadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o Novo PAC.
Na sexta-feira (07), o Palácio Guanabara enviou um ofício ao Governo Federal com três projetos prioritários. Também estão na lista o aumento da capacidade do Porto do Rio e as obras de dragagem e alargamento do canal do Porto de Itaguaí. Segundo o presidente Lula, o Novo PAC deve ser lançado até o fim do mês.
O valor estimado das obras para implantação da nova linha, prometida há décadas, é de R$ 4,5 bilhões. Estão previstas 14 estações entre Guaxindiba, em São Gonçalo, e a Praça Araribóia, no Centro de Niterói.
O projeto pode atender 120 mil pessoas por dia. O fluxo diário entre as duas cidades da Região Metropolitana é o segundo maior do Brasil, de acordo com o IBGE. O número perde apenas para o fluxo entre Guarulhos e São Paulo, com 146 mil pessoas.
O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, prometeu lançar nesta semana um chamamento de empresas interessadas em fazer a modelagem da licitação do serviço.