O Rio de Janeiro será palco, a partir deste sábado (08), do programa Cidade Floresta 2023, que pretende apresentar filmes e obras de arte sobre a vida em centros urbanos e na natureza, com experiências de convívio harmonioso entre os dois ambientes.
O programa chega à cidade com duas exposições de arte contemporânea e uma mostra de cinema. Esse é o terceiro ano do projeto, que é realizado pelo Goethe-Institut e o Consulado Geral da França, através do projeto de cooperação franco-alemã no Rio, o Juntes na Cultura, e com apoio do Fundo Franco-Alemão de Cultura.
No sábado (08), às 15h, acontece a abertura da exposição “Cidade Floresta: Início Meio Início”, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), na Cinelândia, Centro do Rio.
A exposição de arte contemporânea, que permanece aberta à visitação até 6 de agosto, é fruto do segundo programa de residências Cidade Floresta. Trata-se da materialização da vivência de quatro artistas do Rio – Azizi Cypriano, Lorena Portela Soares, Rubens Takamine e Yaminaah Abayomi – que participaram de uma imersão rural seguida de um período de criação na cidade.
No dia da abertura, às 16h, reúnem-se em uma roda de conversa os quatro residentes, a urbanista alemã Laura Kemmer e a artista plástica franco-marroquina Chourouk Hriech. O evento gratuito terá tradução consecutiva e interpretação em libras.
A partir do dia 11 de julho, a artista Chourouk Hriech apresentará a exposição inédita “A Cidade na Floresta”, no Museu do Amanhã, no Centro do Rio. A instalação ficará no espaço para visitação até o dia 10 de setembro.
Mostra de cinema
Para completar a intensa programação, 15 filmes raros e premiados estarão em uma mostra no Estação NET Rio, em Botafogo. Os filmes traçam um paralelo entre conflitos e encantamentos na vida cotidiana das cidades e nas florestas.
Na programação, o público poderá assistir a oito filmes brasileiros, quatro alemães e três franceses.
Haverá três rodas de conversas, com os realizadores dos filmes e com Laura Kemmer, que vai falar sobre sua pesquisa “comunidades ribeirinhas” sobre rios urbanos, com Cinthia Mendonça da SILO, Arte e Latitude Rural.
Serviço:
As exposições e a roda de conversa compõem o calendário de ações do programa Cidade Floresta 2023, que também inclui uma mostra de cinema, de 6 a 9 de julho, no Estação NET Rio, em Botafogo, e um workshop online com o holandês Klass Kuitenbrouwer, fundador do projeto Zoöp, em 4 de agosto, das 16h às 18h.
Mostra Cidade Floresta: Início Meio Início:
De 8 de julho a 6 de agosto
Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 19h
Entrada gratuita
Exposição Uma Cidade na Floresta, de Chourouk Hriech:
De 11 de julho a 10 de setembro
Museu do Amanhã
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (com última entrada às 17h). Às terças-feiras, a entrada é gratuita. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada.