Melhorar a mobilidade urbana e deixar o centro comercial mais organizado, atrativo e seguro para os consumidores e trabalhadores. Esse é um dos objetivos da operação Nova Iguaçu Legal, que teve início no calçadão da cidade. A ação visa evitar que lojistas usem o espaço público para vender suas mercadorias e proibir que ambulantes não cadastrados atuem no local. Em uma segunda etapa, agentes da Secretaria de Segurança Pública, em conjunto com agentes da Secretaria de Meio Ambiente também vão fiscalizar e combater a poluição sonora com uso de medidores.
A operação tem caráter educativo e de orientação, entretanto, se algum lojista desobedecer às normas, ele pode ser notificado, multado e, posteriormente, em caso extremo, ter seu alvará cassado.
Os comerciantes ambulantes que possuem suas licenças emitidas em 2017 foram notificados a enviar seus documentos para o e-mail da Secretaria de Segurança Pública (semseg@novaiguacu.rj.gov.br) para continuar trabalhando no Calçadão. Quem não tiver a permissão será proibido de trabalhar no centro comercial.
Para tornar as fiscalizações mais transparentes e qualificar cada vez mais a operação dos agentes, será instalada uma base operacional na Praça Rui Barbosa. No local também vai funcionar uma “ouvidoria” para receber sugestões e queixas voltadas para as ações.
A operação Nova Iguaçu Legal também vai acontecer em grandes centros comerciais da cidade, nos bairros de Austin, Miguel Couto, Cabuçu e Comendador Soares.