O Botafogo tem uma dor de cabeça para encarar no começo da janela de transferências: Rafael, com uma lesão grave no joelho esquerdo, não jogará mais em 2023. Recentemente, o clube perdeu Daniel Borges, emprestado para o América-MG. Desta forma, a única opção para o setor é Leonel Di Plácido. O Alvinegro vai se mexer para encorpar a posição.
Isso não quer dizer necessariamente que o Botafogo vai ao mercado para buscar um novo jogador. Com caixa limitado para comprar jogadores, o planejamento inicial era de fechar a janela apenas com a chegada de Diego Hernández, contratado ainda antes do período de transferências abrir.
A situação de Rafael, porém, pode mudar o panorama, mas não é fácil. Sem dinheiro disponível em caixa, o Botafogo dependeria de um “aporte” vindo do Lyon, outro clube que pertence a John Textor e está dentro da Eagle Holding. O clube francês compraria o jogador com os próprios fundos e o “cederia” para o Alvinegro.
Nesse sentido, um dos nomes que têm sido observados – e só seria possível mediante um investimento financeiro – é o de Mateo Ponte, do Danubio, do Uruguai. O defensor de 20 anos foi titular da Celeste na última Copa do Mundo sub-20 e tem seis jogos na temporada 2023.
Como o aporte viria com o dinheiro do Lyon, o clube francês busca jogadores jovens que possam mostrar potencial de desenvolvimento futuro – caso de Mateo Ponte. Jogadores mais experientes, portanto, estariam descartados dentro deste modelo de negócio.
O Botafogo já entrou em contato com o estafe de Ponte para entender as condições de uma possível transferência, mas não abriu negociação e sequer conversou com o Danubio, porque não recebeu o sinal verde de que poderia realizar o investimento vindo de John Textor.
Se não houver acerto com o uruguaio, a solução terá que vir da base. Ryan, lateral-direito titular da equipe sub-20, é visto com bons olhos pela diretoria. A tendência é que o atleta de 20 anos seja chamado para integrar os treinos da equipe profissional nesta semana.
O atleta pertence à Chapecoense e, inclusive, já fez jogos pela equipe principal do time catarinense. Ryan foi titular do Botafogo na estreia do Campeonato Carioca, na derrota para o Audax Rio, quando o Alvinegro utilizou a equipe B.