A Prefeitura do Rio anunciou, nesta sexta-feira (30), que o novo sistema de bilhetagem começa a ser implementado no BRT no fin de julho.
Na primeira fase, o modelo é indicado apenas para os passageiros que utilizam somente o BRT como meio de transporte, já que não é possível fazer integração com outros modais.
Os usuários que usam o Riocard no BRT não serão afetados. O bilhete vai continuar a ser aceito e vendido normalmente nas estações, segundo a prefeitura.
O novo sistema de bilhetagem é operado pela concessionária Jaé, que já deve começar a instalar as novas máquinas e validadores nas estações e terminais para compra e recarga dos novos cartões.
Além das máquinas de autoatendimento, a empresa terá sete postos de atendimento neste primeiro momento: Centro Administrativo São Sebastião (sede da prefeitura) – Cidade Nova; Sede da Rioluz, na Rua Voluntários da Pátria – Botafogo; Terminal Paulo da Portela – Madureira; Terminal Jardim Oceânico e Terminal Alvorada – Barra da Tijuca; Terminal Campo Grande; e Terminal Santa Cruz.
A expectativa é que a operação do novo sistema se estenda a outros modais regulados pelo município, como ônibus convencionais, vans e VLT, em outubro deste ano.
Durante a fase de transição, que deve durar até o início de 2024, os cartões da Riocard continuam a ser aceitos em todos os modais do transporte público municipal.