O Governo do Estado irá promover entre os dias 25 e 29 de junho, a Semana de Prevenção ao Uso de Drogas e Tráficos Ilícitos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Durante os dias 25 a 29 de junho, a Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química fará uma série de ações, na Quinta da Boa Vista, na Central do Brasil, no Monumento ao Cristo Redentor, no Hotel Acolhedor, além de campanhas de conscientização nos trens da SuperVia e nas redes sociais da secretaria.
A semana de atividades acontece em meio ao Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos, lembrado em 26 de junho, quando se realiza a campanha global criada pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime). O objetivo da programação é conscientizar sobre os riscos que as drogas ilícitas representam para a sociedade, em especial para os jovens, e mostrar o que vem sendo feito para combater uma situação que já se tornou um problema de saúde pública no mundo todo.
O pontapé inicial das atividades será no domingo, dia 25, quando haverá uma grande mobilização na Quinta da Boa Vista, em parceria com a Secretaria Municipal de Ambiente e Clima. Serão rodas de conversa, distribuição de material, mutirão informativo, teatro de fantoches, atuação do Programa Empoderadas, do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), pintura lúdica em crianças, coral com acolhidos em situação de cuidado pelo abuso de drogas, entre outras atividades.
– Estamos trabalhando a questão da prevenção ao uso de drogas de forma integrada na nossa Secretaria, para que os resultados sejam de fato efetivos. Essa questão só terá efeito assim, não podemos desassociar o usuário de drogas da camada mais vulnerável de nossa sociedade, ou seja, precisamos seguir investindo no desenvolvimento social e no combate à fome – destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Rosangela Gomes.
Na segunda-feira, dia 26, em parceria com a Supervia, será realizado um mutirão de conscientização na Central do Brasil, às 10h. Haverá distribuição de materiais informativos, conversa com a população, emissão de documentos (identidade, certidão de nascimento e outros), e ainda a apresentação de um coral formado por ex-usuários de drogas e um teatro pantomima, que usa apenas a comunicação por gestos. As atividades vão se concentrar em frente à bilheteria.
– O Estado está atuando junto aos municípios para tratar a questão da dependência química de forma mais intensa. Sabemos da urgência desse problema, que afeta todas as classes sociais. A Semana de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas é importante para dar visibilidade a essa luta e mostrar que nós do Estado estamos aqui para fazer a nossa parte e dar suporte tanto à população quanto às nossas cidades – explicou Marileia de Paula, subsecretária da pasta.
– Essa parceria com o Governo do Estado leva política pública efetiva até a população. A SuperVia é sensível ao tema porque a operação ferroviária apresenta diversas ocorrências ocasionadas pela atuação de muitos usuários de drogas. Então precisamos mobilizar os cidadãos, para que entendam os riscos e ajudem na prevenção desse problema de saúde pública – afirmou Juliana Barreto, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da SuperVia.
O mais importante monumento do estado do Rio entra na campanha. O Santuário Cristo Redentor também participará desta campanha. Para encerrar o dia 26, às 18h, será celebrada uma missa aos pés do Cristo Redentor.
O conjunto de ações da Secretaria segue até a quinta-feira, dia 29, quando haverá uma ação junto aos educadores do Hotel Acolhedor do Catete, espaço destinado para acolhimento de pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social.
Política pública do Estado
A dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e, portanto, um problema de saúde pública, que precisa de atenção de todos os países, governantes e sociedade civil.
O Governo, por meio da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, tem trabalhado para implementar política pública sobre drogas por meio de ações integradas entre os entes federativos e sociedade civil. Assim, a pasta vem realizando visitas de articulações para o fomento desta política que inclui a prevenção, o cuidado e a reinserção social, com o objetivo de ofertar assessoria técnica e administrativa para a realização dessas ações.
O Estado é responsável por criar e gerenciar políticas públicas e dar suporte para que os municípios atuem. Considerando que cabe às prefeituras o atendimento e apoio ao usuário de álcool e drogas. E ao Estado, cada vez mais, promover articulações com as prefeituras e entidades da sociedade civil que atuam na área de álcool e drogas.
Serviço Semana da Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Drogas
25/06- Domingo
10h às 15h – Ação na Quinta da Boa Vista – roda de conversa, teatro de bonecos, Empoderadas
26/06 – Segunda-feira
– 10h às 15h – Ação na Central do Brasil pela manhã.
– 18h – Missa no Santuário Cristo Redentor.
29/06 – Quinta-feira
– 16h – Ação com roda de conversa e música no Hotel Acolhedor do Catete